Repouso é essencial para evitar problemas após a pelada do fim de semana
Tão importante para os atletas profissionais, a recuperação após exercício físico é algo que deve ser respeitado também pelos chamados atletas de fim de semana. Apesar de serem volumes diferentes de atividade física, muito maior no caso dos profissionais, é através do descanso que o organismo pode se recompor e evitar lesões nas articulações e desgaste excessivo dos músculos. O alerta é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que divulgou tanto os efeitos de um esforço físico extraordinário, durante a prática do esporte, como também as recomendações para a perfeita recuperação do organismo.
A primeira preocupação é que durante uma partida de futebol o organismo perde não só água como também sais minerais e eletrólitos, que precisam ser repostos. Essa reposição não pressupõe apenas tomar água, há repositores hídricos comerciais desenvolvidos levando em conta os sais minerais e carboidratos que o corpo perde durante o esforço, mas se não estiverem disponíveis, um copo de água com sal e açúcar também ajuda bastante. Os microtraumas que ocorrem durante o exercício também precisam que ser levados em conta, pois podem acarretar numa lesão mais consistente. Por isso é necessário após um jogo o repouso, a hidratação e uma boa alimentação e não a feijoada com caipirinha e cerveja que muitos atletas esporádicos ingerem após o exercício. Eventualmente medidas analgésicas e antinflamatórias numa fisioterapia ajudam muito na recuperação do atleta – explica o presidente do Comitê de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da SBOT, Fábio Krebs.
Por isso, o treinamento progressivo e adequado é fundamental principalmente para quem se exercita poucas vezes por semana. As chances de lesão são maiores nesse grupo de pessoas que além disso, não possuem uma equipe multidisciplinar com nutricionista, ortopedista, fisioterapeuta, entre outros, como os profissionais. As recomendações para após um jogo incluem repouso e, algumas vezes, alongamento dos músculos. A massagem, se for possível, pode ser feita pela pressão do peso do próprio corpo sobre um rolo de espuma, fácil de encontrar nas academias. Além de um período adequado de sono, para recuperar o sistema nervoso central, e a nutrição adequada. O ideal é a ingestão de hidratos de carbono simples, para repor os carboidratos, de proteína, para recuperar as fibras musculares afetadas, além de gorduras.
Mas, se por acaso você não se preparou adequadamente e ficou dolorido, a recomendação é fazer exercícios mais curtos, de menor intensidade, para estimular a circulação e a eliminação das toxinas acumuladas na musculatura. Uma longa caminhada ou uma sessão de natação também servem para conseguir encarar com coragem a volta ao escritório.